Materiais

Ouro

O Ouro é um metal precisoso que sempre exerceu um grande fascínio no ser humano sendo usado para confecção de joias desde a antiguidade. Seu valor se deve à cor amarelo-brilhante, sua raridade e propriedades que muitos outros metais não possuem, como o fato de ser resistente à maioria dos ácidos e também à corrosão.
Além disso, o ouro é de fácil manuseio por ser um metal muito macio e, na joalheria, ele é utilizado em ligas com outros metais como prata ou cobre. Este tipo de liga o confere maior dureza e resistência, além de colorações inusitadas como o branco, rosa, ou mesmo o azul.
Para medir o grau de pureza da liga usa-se o quilate (k), sendo 24k para ouro puro e 18k para um combinação que possui 25% de outros metais, como a prata e o cobre (no ouro amarelo) ou o paladium (no ouro branco).
Aqui na Vanessa Robert as joias de ouro são todas de 18k e aparecem nas cores amarelo, branco e rosa.

Prata

anel em prata 950

A prata vem sendo usada há milênios como moeda de troca, base de sistemas monetários e, é claro, como elemento principal para criação de joias incríveis. Ela é um metal precioso muito especial, sendo o elemento de maior refletividade no planeta. Assim como o ouro, a prata em seu estado natural, pura, é muito maleável e macia sendo geralmente utilizada em ligas, principalmente com o cobre.
As joias de prata Vanessa Robert utilizam a liga de prata 950 que confere a cada peça um brilho especial.

Diamante

brinco de diamante

O diamante é, talvez, a pedra preciosa mais conhecida e mais cobiçada do mundo. Ele é a substância com maior dureza no planeta e seu nome deriva do grego “adámas” - inconquistável, invencível. Diamantes tem um visual incomparável quando bem cortados e lapidados e são encontrados em uma grande gama de cores do vermelho ao azul, passando pelo clássico branco. O brilhante (como o nome indica), presente em muitas das joias mais belas ja feitas, é o nome de uma lapidação especial que visa obter o máximo brilho possível da gema. Aqui na Vanessa Robert usamos diamantes selecionados com carinho mas também com cuidado criterioso.

Pedras coloridas

colar em ouro e opala

A serviço do designer de joias está uma gama fabulosa de gemas e pedras consideradas especiais por sua cor, raridade, luminosidade e outras particularidades que encantam os olhos e fazem de cada peça autêntica e única. As joias Vanessa Robert ostentam pedras de beleza singular, a despeito de sua origem. Ou seja, desde rubis, esmeraldas e safiras raras, até os populares geodos. Desde gemas brasileiras, como as valiosas turmalinas paraíbas, até o prosaico quartzo branco. Vanessa também é conhecida por usar gemas de lapidação clássica, trazendo seu brilho tradicional para suas joias contemporâneas, bem como pedras em seu estado bruto, para compor um conjunto estonteante em senhos orgânicos na prata e no ouro.

Pérolas

anel de perola

As pérolas são dos componentes mais clássicos da joalheria e têm a particularidade de serem encontradas na natureza já prontas para o uso, diferentemente das gemas que geralmente precisam ser cortadas e lapidadas. Elas são feitas de camadas concêntricas de carbonato de cálcio, numa substância especial chamada "nácar" e são produzidas dentro da concha de certos moluscos como uma forma de defesa contra uma ameaça ou corpo estranho em seu ambiente (como um microorganismo ou um minúsculo grão de areia). O valor de uma pérola depende de diversos fatores como formato, tamanho, presença de imperfeições na superfície e, claro, no jogo de luz no nácar da pérola. Ao contrário do que se pensa, as pérolas não existm somente nas cores branca e negra, mas também em creme, cinza, bronze, prata, rosa, azul, verde e amarelo. Hoje em dia as pérolas são divididas em duas categorias - as naturais, que ocorrem somente pela ação da natureza, e as cultivadas, que recebem a ação do homem. Nas joias Vanessa Robert utilizamos as pérolas cultivadas, que são asmais usadas atualmente e possuem um belo conjunto de forma, cor e tamanho.